Campanha na Estação da Lapa levanta debate sobre encarceramento em massa

A ação promovida pelo Conselho Regional de Psicologia utilizou ferramentas de realidade virtual para mostrar a realidade do sistema carcerário brasileiro

" alt="" itemprop="image" />

Na última quinta-feira, dia 30, as pessoas que circulava pela Estação da Lapa participaram da campanha intitulada “Encarceramento em massa não é Justiça”, que buscar a promoção do debate ligado ao sistema carcerário brasileiro. A experiência de uma cela superlotada pode ser acompanhada por meio do uso de óculos da realidade virtual, a partir do vídeo 360 graus.

A sensação do visitante de estar no local, espremido com mais outros tantos presos, soma-se aos relatos ouvidos de maus-tratos, de cumprimento de pena além do tempo imputado e de pessoas que estão presas há meses sem serem julgadas e sem qualquer informação sobre seus processos.

No Brasil, os dados revelam que há mais de 622 mil pessoas presas para apenas 371 mil vagas no sistema penitenciário. Universo composto em sua maioria por jovens (até 29 anos), negros, de baixa escolaridade, que cometeram crimes sem violência, como tráfico ou furto. Cerca de 40% desses presos sequer foram julgados.

 

 

Deixe um Comentário