Grupo GAPA leva prevenção a AIDS para Estação da Lapa

Com a “Pipoca da Prevenção”, voluntários abordaram o tema junto aos usuários do Terminal nessa sexta, 1º, Dia Mundial de Luta Contra a doença

" alt="" itemprop="image" />

 

No clima carnavalesco, voluntários do Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS da Bahia (GAPA-BAHIA) aproveitaram essa sexta-feira, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a doença, para alertar os passageiros da Estação da Lapa. A ação educativa, batizada de Pipoca da Prevenção, integra o Programa das Nações Unidas Sobre HIV/Aids- UNAIDS. Foram disponibilizados preservativos e informações sobre a importância da prevenção de IST e HIV, além de orientação acerca dos locais de testes para HIV, sífilis e hepatites virais.

A Pipoca da Prevenção faz alusão aos foliões que brincam o carnaval de graça, sem vínculo com um bloco específico, e também aos carrinhos de pipoca, comuns nas ruas da cidade, festas públicas, grandes eventos e locais de socialização. O grupo iniciou suas atividades durante o Carnaval de Salvador 2017, São João e outras festas populares, buscando marcar presença em locais de alta concentração de jovens.

A AIDS é causada pelo vírus HIV, que interfere na capacidade do organismo de combater infecções, e pode ser transmitido pelo contato com sangue, sêmen ou fluidos vaginais infectados. Não há cura para a doença, mas os pacientes contam com medicações que podem retardar o progresso da doença e complicações.

Deixe um Comentário