Pilares da Estação da Lapa ganham cores em homenagem à Semana da Consciência Negra

Estrutura foi pintada por grafiteiros e estudantes da rede estadual, que reproduziram imagens de símbolos e personalidades marcantes da cultura negra

" alt="" itemprop="image" />

Os tambores do Olodum que ecoaram no subsolo da Estação da Lapa na manhã desta terça-feira, 21, deram o tom da ação realizada pelo Projeto Mais Grafite. Um grupo de artistas do Coletivo Musas esteve no local, junto a alunos da rede estadual de ensino, para colorir os pilares do subsolo da estação, que ganharam imagens de símbolos e personalidades marcantes da cultura negra, como Zumbi dos Palmares e Maria Felipa.

A iniciativa foi trazida ao terminal pelo Governo do Estado, que viu a oportunidade de expor arte e cultura em celebração à Semana da Consciência Negra, em um espaço por onde passam mais de 430 mil pessoas por dia, conforme pontuou o secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Carlos Martins. “O projeto, que trabalha com alunos da rede estadual, busca provocar no estudante a possibilidade de ele ter um novo olhar sobre a realidade partir da arte. Poder realizar essa ação num espaço como a Lapa é uma maneira de disseminar mais a proposta da Semana da Consciência Negra”, disse.

Já a coordenadora de Promoção da Igualdade Racial da Sepromi, Cleia Costa, destacou que a Estação da Lapa é um espaço que presta um importante serviço à população. “Diante dessa importância e da quantidade de pessoas que passam por aqui todos os dias, entendemos ser esse um dos espaços onde podemos valorizar a cultura negra, exaltando as heroínas e os heróis da nossa História”, finalizou.

A ação teve a participação dos grafiteiros Júlio Costa, Bigod, Marcos Prisk e Questão, que acompanharam os primeiros traços pintados pelos estudantes. O projeto Mais Grafite teve como ponto de partida a realização de 14 oficinas de arte, em escolas da rede estadual situadas em localidades contempladas pelo programa de promoção da paz social Pacto pela Vida.

Deixe um Comentário