Evento na Estação da Lapa leva orientações sobre direitos do consumidor

Ação foi realizada na última quinta-feira, dia 15 de março

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No Dia Mundial do Consumidor, a Estação da Lapa recebeu uma ação da Coordenadoria de Promoção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria de Ordem Pública (Semop) de Salvador. O público que passou pelo local na última quinta-feira, 15, pôde receber orientações sobre direitos do consumidor e ainda apresentar denúncias ao órgão para posterior vistorias a estabelecimentos comerciais.

A Codecon é o órgão da Prefeitura de Salvador que atua junto à defesa do consumidor. Além do recebimento de denúncias e realização de visitas e vistorias a estabelecimentos comerciais, o órgão promove abertura de reclamações e audiências de conciliação e pode também orientar os consumidores no cálculo relacionado a taxas e juros abusivos de contratos financeiros, cartões de crédito e planos de saúde.

O diretor da Codecon, Alexandre Lopes, destacou que levar os serviços do órgão para a Estação da Lapa é uma forma de ampliar o acesso do consumidor que passa pelo local. “Temos aqui um fluxo grande de pessoas de diversas partes da cidade. Muitas dessas pessoas não têm o tempo disponível para obter mais informações sobre seus direitos. Por isso, no Dia do Consumidor, essa é uma oportunidade de levar orientação e também prestar serviços que possam solucionar possíveis problemas dos consumidores de Salvador”, explicou.

Marco

A primeira comemoração referente ao Dia Mundial do Consumidor data de 15 de março de 1983. Foi nesse mesmo dia, mas no ano de 1962, que o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, fez um discurso no qual salientou que todo consumidor tem direito a segurança, informação, escolha e também de ser ouvido. A partir daí, começaram a surgir outros debates e estudos sobre o tema em diversos países, ficando o 15 de março marcado como o Dia Mundial do Consumidor.

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