Mais de 500 doses da vacina contra febre amarela são aplicadas na Estação da Lapa

Terminal de ônibus foi um dos locais escolhidos pela Secretaria Municipal de Saúde para intensificar campanha de vacinação

" alt="" itemprop="image" />

O público que passou pela Estação da Lapa no último sábado, 24, pôde garantir a vacinação gratuita contra a febre amarela. Um posto foi montado pela Secretaria Municipal da Saúde em frente ao metrô, o que possibilitou a aplicação de 521 doses da vacina.

De acordo com Fernanda Barreto, subcoordenadora de Vigilância e Atenção  à Saúde, a Estação da Lapa é um local estratégico para ampliar a campanha de vacinação. “Por ter um número elevado de pessoas que transitam pelo local, conseguimos intensificar a vacinação contra a febre amarela. O total de aplicações durante o sábado atendeu nosso objetivo”, relatou.

A vacina contra a febre amarela objetiva conferir proteção individual e coletiva, bloqueando a propagação geográfica da doença, que tem gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas por Aedes aegypti.  De acordo com critérios da OMS, a vacinação pode ser aplicada em pessoas entre os nove meses de vida e 59 anos de idade, com exceção de pacientes alérgicos a ovo de galinha, gestantes e pacientes com enfermidades que causam baixa da imunidade. Para pessoas acima de 59 anos, é necessário relatório médico constatando a possibilidade de aplicação da vacina.

A campanha da Secretaria Municipal da Saúde, que conta com o apoio da Estação da Lapa, continua na busca de atingir a meta de imunizar toda a população da capital, evitando a propagação do vírus da febre amarela, transmitido aos humanos por mosquitos infectados. A vacinação é ainda considerada pela OMS  a forma mais importante de prevenir a febre amarela.Estima-se que, para o município de Salvador, um milhão de pessoas ainda precisam se proteger contra a doença.

Para quem perdeu o dia da campanha, a vacinação acontece de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h, em todas 126 salas de vacina da rede municipal.

Deixe um Comentário