Estação da Lapa recebe ações de incentivo à leitura no Dia do Escritor

Fundação Gregório de Mattos realizou ação de valorização do livro e da leitura com distribuição de volumes que incorpora campanha nacional

" alt="" itemprop="image" />

No dia 25 de julho, em comemoração ao Dia do Escritor, a Estação da Lapa, por onde passam cerca de 430 mil pessoas por dia, foi base das ações da campanha “Esqueça um Livro e Espalhe Conhecimento”. A mobilização nacional contou, em Salvador, com a participação da Fundação Gregório de Mattos (FGM), por meio de sua Gerência de Bibliotecas, Livro e Leitura.

Quase 200 livros ficaram espalhados por vários pontos da Estação da Lapa, dentro dos coletivos e no chão do terminal com um bilhete para o futuro dono ter a certeza de que poderia ficar com o objeto encontrado, além da sugestão de que ele também poderia participar do movimento. Para fortalecer a campanha, a FGM sugeriu que tanto quem “esqueça”, quanto quem encontre os livros publicassem fotos e relatos em suas redes sociais com as hashtags #aFGMesqueceu1livro e #esqueçaumlivro.

Cerca de 30 agentes da FGM e de entidades parceiras participaram da mobilização e, dentre os volumes, estavam os livros do Selo João Ubaldo Ribeiro, publicados pela própria fundação, além de outros exemplares que foram desde os clássicos da literatura brasileira até as mais modernas revistas em quadrinhos.

A iniciativa foi capitaneada pela FGM e conta com a colaboração fundamental de instituições como o SESC, a Fundação Cidade Mãe, a Santa Casa de Misericórdia, o Projeto Dom Quixote (UFBA), o projeto Livres Livros, a Editora Quarteto e a Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador, além da gestão da própria Estação Nova Lapa.

Esqueça um Livro

A campanha começou em abril de 2013, em São Paulo, pela iniciativa individual do jornalista Felipe Brandão. A ideia é inspirada no conceito de BookCrossing, criado nos EUA no começo dos anos 2000 e combina leitura e urbanidade, com vistas a gerar um efeito em cadeia em favor do acesso à leitura. Simples na teoria e na prática, o projeto não tem maiores intenções do que espalhar livros e difundir a leitura pela cidade.

Deixe um Comentário