Vacinação contra febre amarela é realizada na Estação da Lapa

Iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde visa ampliar campanha para imunizar 100% da população

" alt="" itemprop="image" />

Até esta sexta-feira, 15, das 9h às 16h, quem passou pela Estação da Lapa pôde se imunizar contra a febre amarela. Profissionais de enfermagem passaram toda a semana aplicando a vacina no 1º piso da estação. A iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde visa ampliar a campanha para imunizar 100% da população.

A enfermeira Nadia Fraga explicou que a campanha foi ampliada por conta da alta procura na primeira campanha realizada no local em agosto “A quantidade vai variar de acordo com a demanda. Na última ação que fizemos na Lapa, no dia 16 de agosto, foram disponibilizadas 200 vacinas, que acabaram em duas horas”, relata. Com o número de dias ampliado, Nadia acredita que o resultado será ainda mais positivo. “Na Estação da Lapa, passam milhares de pessoas por dia que podem aproveitar para se imunizar contra a febre amarela”.

Foi o que fez a dona de casa Maria Conceição, 41. Ela não é uma usuária frequente da Estação, mas estava passando pelo local e aproveitou a oportunidade. “É importante estar protegido, ainda mais quando levam essa possibilidade de realizar a vacinação em outros locais além de postos de saúde”, disse.

Já o rodoviário Edmilson Bacelar, 35, disse que tentou uma primeira se vacinar no posto de saúde. “A fila estava muito grande e não consegui me vacinar. Encontrar esse posto aqui na Lapa foi muito bom, pois pude me prevenir logo, sem precisar voltar a outro posto de saúde”, destacou .

A vacina contra a febre amarela objetiva conferir proteção individual e coletiva, bloqueando a propagação geográfica da doença, que tem gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas por Aedes aegypti.  De acordo com critérios da OMS, a vacinação pode ser aplicada em pessoas entre os nove meses de vida e 59 anos de idade, com exceção de pacientes alérgicos a ovo de galinha, gestantes e pacientes com enfermidades que causam baixa da imunidade. Para pessoas acima de 59 anos, é necessário relatório médico constatando a possibilidade de aplicação da vacina. 

Deixe um Comentário